quinta-feira, 27 de abril de 2017

Abril Verde



A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
Apesar deste acontecimento lamentável, é um momento de refletirmos e procuramos avaliar se as nossas atitudes e estratégias adotadas para redução de acidentes estão realmente sendo efetivas, e que a nossa visão seja para a melhoria contínua, buscando sempre o acidente zero, pois é possível, e claro, que devemos abordar a área da segurança como um todo, assim procurando a sinergia entre a saúde, segurança e meio ambiente.
Eu apoio esta iniciativa, e acredito que podemos mudar a cultural do SSMA (Saúde, Segurança e Meio ambiente) no âmbito global, pois não é só na empresa que devemos ter atitudes corretas e seguras, mas nas pequenas atividades, como jogar o lixo no lixo, realizar coleta seletiva, ajudar sua comunidade, respeitar a sinalização, entre outras, e que com estas pequenas atitudes poderemos colher resultados efetivos, pois o prevencionista tem que ter a visão plena do presente mais com atitudes que possam ser duradouras e com esta visão podemos dar resultado.
Então vamos vestir a camisa da proteção e buscar melhorar a cada dia!!! Prevenção sempre!!! Acidente zero!!  Saúde 100%!!